Planeta 9 já pode ter sido fotografado por astrônomos

Mencione o Planeta Nove – o suposto grande planeta orbitando nosso Sol a uma distância tão grande que nunca foi oficialmente visto – e a conversa rapidamente se volta para os astrofísicos e astrônomos da Cat Tech, Konstantin Batygin e Michael Brown. Brown é responsável pelo suposto planeta ser ‘Nove’ em vez de ‘Dez’ ou X, porque foi seu lobby que ajudou a rebaixar Plutão ao status de planeta anão.Estudos indicam a existência de nono planeta no Sistema Solar - Revista  Galileu | Espaço

A nova causa de Brown e Batygin é o hipotético Planeta Nove, cuja existência explicaria anomalias entre objetos no remoto Cinturão de Kuiper. Brown e Batygin acreditam que é altamente provável que o Planeta Nove exista e em agosto de 2021 publicou um estudo sobre seu modelo de computador que aponta os astrônomos para uma faixa estreita do céu na constelação de Touro para procurá-lo. Naquela época, Brown e Batygin revelaram que se juntariam na busca em Taurus usando o Telescópio Subaru no Observatório Mauna Kea no Havaí. Já se passaram dois meses … hora de uma atualização.

“Eu não ficaria surpreso se o Planeta Nove já tivesse sido fotografado em um dos grandes levantamentos do céu atualmente em andamento, mas, se não, será difícil para ele se esconder do Observatório Vera Rubin, uma vez que comece a operar em alguns anos.”

Continue olhando e não se mova!

Em uma entrevista ao The Daily Galaxy, Michael Brown explica que seus modelos tornaram o Planeta Nove mais fácil e mais difícil de encontrar – eles mostram que o planeta está mais próximo do Sol do que eles inicialmente suspeitavam, mas menor do que pensavam inicialmente, apenas cerca de cinco vezes o Tamanho da Terra. Embora o pequeno planeta gasoso seja fraco, eles acreditam que seja visível e Brown acha que já foi fotografado – muito possivelmente por seu próprio esforço com o telescópio Subaru. O desafio é escanear imagens de grandes pedaços do céu por longos períodos para identificar mudanças mínimas na localização de objetos fracos e localizar aquele em uma trilha bizarra que apenas um Planeta Nove poderia fazer.

“Minha característica favorita da hipótese do Planeta Nove é que ela pode ser testada por observação. A perspectiva de um dia ver imagens reais do Planeta Nove é absolutamente eletrizante. Embora encontrar o Planeta Nove astronomicamente seja um grande desafio, estou muito otimista de que iremos obter uma imagem na próxima década.”

Konstantin Batygin não é tão otimista quanto Brown de que já existem imagens do Planeta Nove, mas ele confirma que isso pode e – em sua estimativa – acontecerá na próxima década, especialmente depois que o Observatório Vera Rubin estiver funcionando em 2023. A astrônoma de Yale, Malena Rice, diz ao The Daily Galaxy que está do lado de Brown e pode ter as imagens em sua posse por meio do uso da espaçonave Transiting Exoplanet Survey Satellite (TESS).

“Agora é um momento particularmente emocionante para o Planeta Nove – a espaçonave Transiting Exoplanet Survey Satellite (TESS) está atualmente observando a parte exata do céu onde modelos recentes previram que o Planeta Nove provavelmente reside. O Planeta Nove, se existir, deve estar nesse conjunto de dados e deve ser recuperável;éÉ apenas uma questão de descobrir exatamente para onde olhar. Felizmente, os métodos computacionais para esta pesquisa já existem! A descoberta do Planeta Nove pode estar ao nosso alcance.”

O Planeta Nove, se existir, deve estar nesse conjunto de dados.Isso é conversa de astrônomo para encontrar uma agulha planetária em um palheiro do sistema solar … ou um minúsculo Wally desmaiado em algum lugar em uma tomada aérea da multidão em um jogo de futebol da faculdade. Jogue o astrônomo de Harvard Avi Loeb na mistura de Brown, Batygin e Rice e você terá muito conhecimento científico apoiando a hipótese do Planeta Nove.

Se Michael Brown encontrar o Planeta Nove, você o perdoará por Plutão?