PESQUISADORES ENCONTRAM DINOSSAURO SENTADOS EM CIMA DE UM NINHO DE OVOS CONTENDO BEBÊS FOSSILIZADOS

imagem do artigo

Pela primeira vez, os arqueólogos desenterraram os restos fossilizados de um dinossauro que morreu enquanto estava sentado em cima de um ninho de ovos quase chocados. A descoberta notável foi supostamente feita por uma equipe de pesquisadores que estudam uma camada de 70 milhões de anos de rocha localizada na cidade de Ganzhou. Para sua profunda surpresa, o pedaço da Terra antiga incluía o que se acredita ser um dinossauro semelhante a um pássaro, conhecido como oviraptorídeo, agachado sobre um aglomerado de aproximadamente 24 ovos, alguns dos quais possuem embriões fossilizados dentro deles.

IMAGEM

Observando o significado da descoberta, o membro da equipe Dr. Shundong Bi se maravilhou de que "esta é a primeira vez que um dinossauro não-aviário foi encontrado, sentado em um ninho de ovos que preservam embriões, em um único espécime espetacular." Com base no estado dos oviraptorídeos não eclodidos, os pesquisadores acreditam que eles provavelmente estavam em um estágio avançado de desenvolvimento e que, no momento em que o grupo morreu, o dinossauro pai provavelmente os estava incubando de maneira semelhante aos pássaros modernos. Essa teoria foi reforçada por testes de isótopos de oxigênio, que descobriram que os ovos eram mantidos em alta temperatura.

Este recém-descoberto dinossauro se parece com um casuar - Gizmodo Brasil