É descoberto fóssil de dinossauro suspeitosamente parecido com dragão

Os cientistas descobriram uma nova espécie de pterossauro na Austrália que, com base em sua mandíbula absolutamente maciça e assustadora, tem uma semelhança chocante com as criaturas mitológicas conhecidas como dragões.

É descoberto fóssil de dinossauro suspeitosamente parecido com dragão

Universidade de Queensland

A nova espécie, chamada Thapunngaka shawi em homenagem ao descobridor Len Shaw e à língua extinta do povo indígena Wanamara das Primeiras Nações da Austrália, é um achado particularmente raro. Os ossos de pterossauros são mais frágeis do que os de outros répteis antigos, mas sua existência pinta um quadro colorido da fantástica diversidade antiga durante os tempos dos dinossauros da antiga Austrália, de acordo com uma pesquisa publicada na segunda-feira no Journal of Vertebrate Paleontology.

Há muito que os cientistas ainda não entendem sobre pterossauros, relata o CNET, especialmente porque poucos fósseis foram encontrados. Mas descobrir este novo fóssil ajuda a explicar como a criatura reconhecidamente aterrorizante viveu, caçou e floresceu milhões de anos atrás.

Círculo completo

O fóssil – uma mandíbula enorme – sugere que o shawi Thapunngaka era um caçador feroz. A mandíbula de 1 metro de comprimento provavelmente tinha até 40 dentes enormes e afiados. A criatura tinha uma envergadura de 6,7 metros e um pescoço mais longo do que o de uma girafa que ela usava para equilibrar sua cabeça enorme, de acordo com a CNET.

Essa coisa teria sido bastante selvagem, disse ao site o co-autor do estudo e aluno de doutorado da Escola de Ciências Biológicas da Universidade de Queensland, Tim Richards. “Teria lançado uma grande sombra sobre algum dinossauro trêmulo que não teria ouvido até que fosse tarde demais.”

No que diz respeito à comparação com dragões, alguns pesquisadores sugeriram que os mitos sobre dragões surgiram quando os povos antigos encontraram ossos de dinossauros.

Autopreservação

Encontrar ossos de pterossauros é mais difícil do que descobrir seus parentes dinossauros, pois eles são mais leves e frágeis. Apenas 20 pterossauros foram encontrados na Austrália até o momento, então cada novo espécime é imensamente valioso para os cientistas que tentam reconstituir a história antiga da região.

“Pelos padrões mundiais, o registro de pterossauros australianos é pobre”, disse Shaw à CNET“mas a descoberta do Thapunngaka contribui muito para a nossa compreensão da diversidade de pterossauros australianos”.